segunda-feira, 2 de março de 2009

Pantanal - Passeios feitos

Por dentro do Pantanal de Miranda

Fiz os passeios na Fazenda San Francisco, mas provavelmente as dicas valeriam para qualquer outra.

Focagem noturna

Eleita pelo blog aqui como a boa das noites do pantanal. A furada é não levar um casaco leve (tipo de tactel), pois esfria à noite (e eu fui no verão!). Veja algumas fotos de animais que encontrei em 2 focagens noturnas seguidas. Todo o mundo quer ver onça. Eu não vi, mas vi muito bicho de hábitos noturnos. Esse passeio dá uma emoção.


Safári diurno

Eleito a boa do dia. Fiz apenas um, e vi muito bicho mesmo. Mais do que à noite, claro. A furada é não levar repelente durante o safári. Eu levei, mas tive que aprender isso depois do passeio de chalana, rsrs.

Chalana

Você sai de chalana pelo rio. Leve o repelente, passe a cada 15 ou 20 minutos. Fiz esse logo que cheguei, em fevereiro. O visual foi estilo novela Pantanal, belíssimo. E as chuvas estavam atrasadas em Miranda, o que deixou o rio um pouco menos cheio do que deveria estar. Tem a pesca de piranha em um momento do passeio. Mas não vou contar o que fazem depois, vale a pena você ir e conferir. Só digo que você vai levar grandes fotos. A chalana é segura. Minhas fotos mostram jacarés super próximos, mas estou na área de segurança da chalana, ok? E sempre de olho na reação deles e com o guia do meu lado. Um mineiro lá quase ficou sem pé porque achou que poderia desafiar o jacaré. Apenas relaxe, siga as instruções dos guias e volte com super fotografias.

Vai um grande abraço ao pessoal da Fazenda San Francisco: Carol, Marcos, Andréa e nossos guias pantaneiros bem informados. E ao pessoal da cozinha, que faz aquele churrasco. Tem um queijo imperdível com um doce de leite feito por eles. Hunnnn!

Jaguatirica (Leopardus pardalis) saindo fora

Jacaré (Cayman yacare).

Lobinho ou cachorro-do-mato
(Cerdocyon thous)

Coruja-de-orelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário